Dicionário

Dicionário

O dicionário de Benlhevai está grande, mas ainda não está terminado. Temos tido a ajuda de muita gente e precisamos ainda de mais.

Cada palavra nova é mais uma pedra para este grande edifício que é a nossa maneira de falar, a língua transmontana, a língua de Benlhevai.

Quem souber de palavras que ainda não estão no dicionário, por favor, enviem-nas


O nosso dicionário cresce de dia para dia. Ainda havemos de passar uns dias a falar como antigamente. A malta nova que vá estudando, senão chega a altura e ficam "nulos", estamos nós a combinar uma merenda para comer um rechelo e eles nem sabem o que isso é. A nossa linguagem antiga tem raízes, era uma forma correcta de falar. Também nos ensinava a escrever sem dar erros. Se dizíamos cozer, sabíamos que era cozer pão, que se escreve com 'z'. Mas se dizíamos coser, pronunciando o 's' como o 's' final de "lados", Já sabíamos que se escreve com ''. Sacho dizia-se com o 'h' pronunciando como se disséssemos 'tch', mas de uma só vez, com a língua colada ao céu da boca. É como se diz em inglês 'teacher'. Sabíamos que se escrevia com 'ch'. Enxada dizia-se normalmente, com a pronúncia normal do 'x'. Sabíamos que se escrevia com 'x'. Não usávamos o 'v'. Dizíamos sempre 'b', baca e bei. Dizíamos ólho e ólhos, e tôrdo e tôrdos.