Noticias          Voltar

Covid-19  2021-02-13

Benlhevai, 13/02/2021

Continua a descida do número de infetados, bem como o número de internados e de mortes. Está a acontecer em todo o país e também na nossa região. Começamos assim a respirar de alívio, sempre na esperança de nos mantermos neste caminho de descida.

É claro que estes resultados são o fruto de muitos sacrifícios; já estamos todos cansados de estar em casa, com imensa vontade de conviver novamente com os nossos familiares, com os nossos amigos, seja com quem for. Mas é este caminho cheio de espinhos que nos vai levar para a liberdade; por isso, é preciso que tenhamos mais um pouco de paciência. Por este andar, vamos lá!

Eis os dados atualizados do distrito de Bragança:

Desde o início da pandemia já morreram 133 pessoas. Já foram infetadas 9953 e recuperaram 8375; há atualmente 1446 pessoas infetadas, assim distribuídas:

Mirandela – 288, Bragança – 220, Alfândega – 105, Vila Flor – 91, Mogadouro - 69, Miranda – 54, Carrazeda – 36, Moncorvo – 23, Vinhais – 22, Macedo – 16, Freixo – 13, Vimioso – 12.

Hoje acompanha esta notícia uma fotografia do ribeiro do Prado, ali no lameiro dos ciganos. Já corre! Finalmente e depois destes últimos dias de chuva, a água corre por esses ribeiros fora, como antigamente.



Comentários


Tem valido a pena este esforço para estancar a epidemia do covid, mas as consequências são terríveis para as pessoas e para a economia. Não havia outro caminho. Agora com as vacinas, que já vão sendo aplicadas, esperemos que este pesadelo acabe depressa. Os ribeiros já começam a correr, é sinal que as terras já têm água que chegue. É bom para as árvores e para os nascentes. Sem água não há vida.

Artur José de Sousa Fernandes  


Quando as pessoas se consciencializam da situação e cumprem, os resultados aparecem, mas o caminho ainda é longo, vamos continuar a respeitar as normas em vigor. Ver correr esses ribeiros é um regalo para a vista e as terras agradecem.

vitor