Noticias          Voltar

Covid-19  2021-01-30

Benlhevai, 30/01/2021

Ainda está em ascensão a linha da estatística dos infetados, internados, nos cuidados intensivos e o número de mortes. Em Portugal estamos a viver dias dramáticos e no distrito de Bragança e concelho de Vila Flor a situação é igual à do resto do país.

Paralelamente vai avançando a bom ritmo a vacinação. Os profissionais de saúde já tomaram as duas doses da vacina, os utentes dos lares já tomaram a primeira dose, está a iniciar-se outra fase onde entram outros profissionais e todas as pessoas com 80 anos ou mais.

Temos assim duas realidades – o contínuo crescimento dos infetados, internados e mortos e por outro lado um número crescente de pessoas vacinadas. O crescimento destes últimos dará origem à diminuição dos primeiros. É a vacina que nos vai salvar e esperamos que seja depressa. Pelo que dizem os especialistas, o mês de fevereiro ainda vai ser muito complicado e no mês de março poderemos sentir já algumas melhoras.

Eis os dados atualizados do distrito de Bragança:

Desde o início da pandemia já morreram 129 pessoas. Já foram infetadas 9219 e recuperaram 7331; há atualmente 1759 pessoas infetadas, assim distribuídas:

Bragança – 477, Mirandela – 387, Vinhais – 148, Mogadouro - 146, Vila Flor – 140, Alfândega – 130, Miranda – 115, Macedo – 109, Freixo – 41, Moncorvo – 28, Carrazeda – 24, Vimioso – 14.

Hoje acompanha esta notícia uma fotografia própria dos confinamentos Há tempo para tudo, neste caso para fazer pão em casa. O aspeto do pão é bom, o sabor ainda melhor.



Comentários


Como vemos, a situação tem vindo a piorar em todo o país e na nossa terra também. A culpa é de nós todos, porque não respeitamos as regras e não levamos a sério este pesadelo. Também creio que só a vacina é que nos vai salvar, oxalá chegue bem depressa.

Artur José de Sousa Fernandes  


Infelizmente assim é, mas também é verdade que a vacina é uma realidade, vamos continuar a ter em atenção as recomendações da DGS e cumpri-las. O pão tem óptimo aspecto se lhe juntar-mos uma linguiça e um copo, cheira mesmo a Inverno.

vitor