Noticias          Voltar

Contos de Benlhevai  2020-09-01

Benlhevai, 01/09/2020

Foi publicado há dias o primeiro conto do Vítor Fernandes sobre os vários sítios de Benlhevai. Começámos pela "Fraga dos Casados", aquela fraga que fica no antigo caminho pedestre entre Benlhevai e Santa Comba, onde todas as solteiras e todos os solteiros paravam e, de costas, atiravam uma pedra para cima dela. Se a pedra ficava lá em cima, era sinal de casamento; se não ficava, pouca sorte, não iria haver casamento para breve.

Como temos (felizmente) muitos leitores que vivem no estrangeiro, alguns deles já filhos ou netos daqueles que há muitos anos saíram de Benlhevai à procura duma vida melhor, a maior parte deles em países de língua francesa, decidimos iniciar uma aventura de publicar estes contos também em francês.

Aí está então o primeiro, a "Fraga do Casados" ou "Le Rocher des Mariés". Pode ser encontrado nesta página de Benlhevai, na secção de Lendas e Histórias.

Está para breve a publicação do sergundo conto, a "Pena do Corvo" ou "La Plume du Corbeau", aquele monte com fragas no alto, no caminho pedestre entre Benlhevai e Vila Flor, ao começar a descer para a Casa das Almas, já com Vale Frechoso à vista, onde as quadrilhas de ladrões esperavam as suas presas. Estejam atentos, vão ver que vale a pena a espera.



Comentários