Noticias          Voltar

Benlhevai  2025-03-02

Benlhevai está a perder habitantes a um ritmo preocupante. Em 10 anos, entre 2015 e 2024, nasceram 3 crianças que estão cá a residir e morreram 27 pessoas que residiam em Benlhevai.

Em média morrem 9 pessoas enquanto nasce 1 e em 10 anos perdemos 24 habitantes.

Como os nascimentos são raros, a idade média dos habitantes vai subindo. Atualmente, num universo de 138 habitantes, 23 têm mais de oitenta anos.

Também contámos os benlhevaenses com mais de 80 anos espalhados por Portugal e pelo mundo fora e encontrámos mais 36.

Benlhevai tem uma atividade superior à generalidade das aldeias da região, tanto económica como social. A juventude é ativa, a meia idade também e a terceira idade não deixa que os anos a impeçam de se manter viva.

Vivemos assim numa época preocupante em termos demográficos, mas de esperança no futuro, que será sombrio se nos deixarmos abater, mas que será de esperança se continuarmos com esta vontade de engrandecer Benlhevai.

Vamos a isso!



Comentários


Na minha infância, Benlhevai era um "formigueiro" de gente; a aldeia teria metade das casas que tem hoje, todas mais velhas, mais pequenas e sem condições; as terras eram todas cultivadas. Agora, há muitas mais casas, todas muito melhores e grande parte delas estão desabitadas. Quase não há crianças nem jovens. O mesmo se passa em todo o mundo rural. Nem quero imaginar como será daqui a alguns anos.

Artur José de Sousa Fernandes  


A atualidade é preocupante, mas a esperança também deve estar presente, ninguém sabe do dia de amanha, mas como dizia o meu avô a propósito de uma historia antiga, há-de ficar sempre algum "indês", esperemos que sim.

vitor