Noticias          Voltar

Pinheiral  2022-07-08

Publicamos hoje o vigésimo terceiro conto do Vítor, o “Pinheiral”. Neste conto fala-se da dura luta dos pastores contra os inimigos do dia a dia, os lobos. Agora já não se vêm por estes lados, foram substituídos pelos javalis, mas até há uns cinquenta anos, havia muitos.

Deles se contavam histórias terríveis, como aquela que dizia que teriam acompanhado alguém que vinha de noite de Vale Frechoso, ou outras semelhantes. Havia muita fantasia nestas contas, mas se calhar era uma forma de realçar o que se passava diariamente. Os lobos tinham que comer e as ovelhas é que as pagavam.

Os pastores conheciam-nos bem, sabiam que ao mínimo descuido ficavam sem uma ovelha ou um cordeiro. Protegiam-se com os cães, normalmente grandes e possantes. Mesmo assim os lobos continuavam a atacar e por vezes conseguiam pôr o rebanho em fuga desordenada. Era o pior que podia acontecer. Então quando a corriça ainda estava longe, era uma desgraça, como neste caso. O Pinheiral fica ali a seguir à Portelada, ao chegar aos Estroganos e à Fraga Caveira.



Comentários


Nesse tempo havia muitos rebanhos de ovelhas e cabras em todas as aldeias. Era um modo de vida que ajudava muito ao sustento das famílias. E o principal inimigo do gado eram os lobos. De vez em quando aconteciam situações semelhantes às deste conto.

Artur José de Sousa Fernandes