Benlhevai, 10/112021
Nos últimos dias temos vindo a assistir a um aumento do número de infetados, tanto no distrito de Bragança como no país em geral. Era previsível, já que estamos no outono, tempo de gripes.
No entanto, começam a voltar as preocupações. Por um lado, na europa de leste os números de mortes e infetados são alarmantes; a Alemanha também já está a ser atingida, e nós só podemos estar sossegados quando os outros países tiverem a situação controlada, como nós.
Aqui em Portugal os novos infetados são sobretudo os ignorantes que não quiseram ser vacinados e também os jovens. Em Bragança é na comunidade escolar que está a aumentar o número de infetados.
Estava tudo a correr muito bem e agora começamos a estar novamente em alerta.
Há que manter os hábitos de higiene e cuidados no contacto social. O que resta do outono e o inverno podem ser preocupantes.
A situação atual no distrito de Bragança é a seguinte:
Bragança – 175, Mirandela – 25, Vinhais – 20, Macedo – 13, Vimioso – 11, Carrazeda – 8, Mogadouro – 7, Vila Flor – 5, Moncorvo – 4, Miranda – 3, Alfândega – 2, Freixo – 2.
A fotografia de hoje mostra-nos a despedida da castanha. Neste ouriço a família resolveu sair toda ao mesmo tempo.
É pena que estejam a reaparecer casos de infecção por covid, porque há quem não queira vacinar-se e porque há quem não leve a sério as regras de protecção. Assim não nos vemos livres disto.
As castanhas ainda são um fruto típico da nossa terra e uma boa fonte de rendimento também. Mas os castanheiros estão a secar e a produção já não é como antigamente.
Artur José de Sousa Fernandes
Estão realmente a aumentar os casos, a "informação" quando é demais cria instabilidade e intranquilidade, mas devemos acreditar em quem está melhor preparado e tem mais conhecimentos sobre a matéria o que em Portugal tem de uma maneira geral acontecido. A fotografia fala por si, a natureza continua a brindar-nos e a dar-nos tudo o que tem, infelizmente a nossa retribuição é ofendê-la.
vitor