Noticias          Voltar

Covid-19  2021-08-03

Benlhevai, 03/08/2021

O mês de agosto é especial, sempre foi. Cerca de sessenta anos depois do início da grande vaga da emigração para França, começamos a sentir que as coisas se estão a alterar. De alguns anos para cá, a geração desses heróis que partiram à procura duma vida melhor está a dar lugar à geração dos seus filhos e dos seus netos. Estes já não vêm passar o mês de férias a Benlhevai, passam por cá e vão continuar as férias noutras paragens. No mês de agosto temos cá cada vez menos gente, é natural que assim seja. O que esperamos é que estas novas gerações mantenham a ligação a Benlhevai, às suas raízes, à terra onde nasceram os seus pais ou os seus avôs.

Benlhevai vai recebê-los sempre de braços abertos.

Para todos, damos nota da situação em termos de pandemia. Há muito tempo que em Benlhevai não temos qualquer caso de infeção, os casos que temos no concelho de Vila Flor estão controlados. Podem vir por cá, são sempre bem-vindos.

A situação atual no distrito de Bragança é a seguinte:

Mirandela – 94, Bragança – 53, Vila Flor – 14 (7 no Seixo de Manhoses, 3 em Freixiel), Mogadouro – 9, Macedo – 5, Vinhais – 2, Carrazeda – 2, Miranda – 1, Alfândega – 1, Vimioso – 0, Freixo – 0, Moncorvo – 0.

Por falar em Benlhevai de antigamente, hoje acompanha esta notícia uma foto duma festa realizada em 1977.



Comentários


A vacina está a ganhar claramente a batalha, mas ainda não terminou. Agosto era sempre um mês de reencontro, mas o tempo não para, e esses Agostos do nosso tempo, vão dar lugar a outros Agostos, é a vida.
O que seria desejável é que quando os descendentes desses heróis que partiram passem por Benlhevai, fosse possível visionarem objectos, factos e historias dos seus antepassados para melhor compreenderem a Historia dos seus e da sua terra.

vitor  


A festa a que corresponde esta fotografia foi inesquecível. Penso que terá sido em 1976/1977. Encheu-se o terreiro. Este rancho veio de Lisboa, salvo erro e os seus elementos dormiram e comeram nas casas de quem quis acolhê-los. Grande festa!
Parabéns a quem a organizou.

Artur José de Sousa Fernandes