Noticias          Voltar

Zelha  2021-07-05

Já foi publicado o décimo segundo conto do Vítor, a “Zelha”, que pode ser lido na secção “Lendas e Histórias” da página de Benlhevai.

Donde veio o nome desta parte do termo de Benlhevai? Porque é que lhe chamamos Zelha? Pois bem, aqui vai uma sugestão.

Zelha é uma árvore de grande porte que tem o seu habitat natural no norte da Europa. Pelos vistos já houve árvores destas aqui pelos nossos lados e teriam existido algumas nesta parte do termo de Benlhevai, ali para a parte da serra do minério virada a nascente.

Benlhevai foi sempre uma terra com abundância de água. É nas zonas húmidas que cresce a junça, que servia para atar os pampos das videiras. O personagem do nosso conto foi apanhar junça para esses lados, a horas em que o dono da terra estaria em casa. Calhou passarem os caldeireiros nessa altura, a quebrar o sossego dessa hora do dia. Não era por isso que a junça deixava de chegar a casa, só que…



Comentários


Mais um conto que nos transporta à nossa infância, em que a vida era bem diferente da de agora. A junça do conto servia para atar os ramos das videiras aos arames dos valados das vinhas, para além de outras aplicações. Agora já nem sequer há vinhas familiares, como antigamente. Há vinhas, sim, mas em cultura intensiva.

Artur José de Sousa Fernandes