Faleceu no passado dia 3 de fevereiro Antoine Rebelo. Nasceu em Benlhevai em 1928, filho do senhor Abel Rebelo e da D. Felicidade, ambos de Benlhevai. Foi para França em 1932 e fez a sua carreira profissional na Renault, entre 1943 e 1985, onde atingiu cargos de grande responsabilidade. Casou em 1955 com uma cidadã francesa, Janine. Não tiveram filhos e dedicaram toda a sua vida à adoção e apadrinhamento. Em 1978 fundaram uma associação dedicada ao acolhimento de crianças e jovens de todo o mundo a “Un Enfant une Famille”, que se viria a transformar numa grande instituição a nível nacional.
Este cidadão francês, benlhevaense por nascimento, tinha uma grande paixão por Benlhevai. Veio cá de férias pela primeira vez em 1954, já de automóvel e de máquina fotográfica, utensílios muito raros nessa época e a partir daí vinha regularmente, de dois em dois anos, até que o avançar da idade e das doenças que lhe são associadas deixaram de o permitir. Cedeu-nos fotografias importantíssimas para a elaboração da história de Benlhevai.
Faleceu um amigo de Benlhevai, um Homem com H grande, muito grande, um cidadão que deixa uma obra importantíssima neste mundo tão necessitado de homens como Antoine Rebelo.
Partiu um grande homem !
Vai fazer muita falta a muitas crianças e ao mundo!
Beatriz Fernandes
A toda a familia os nossos mais sinceros pêsames.
So conheço a historia, mas, por elq me apaixonei, pois demonstra um grande Homem e de grande valor.
Sérgio sousa
À família os meus sentimentos. Felizmente também existem muitas destas pessoas que vivem para o bem de outros, e fazem disso uma forma de vida, bem haja.
vitor
Os meus pêsames para a família enlutada. É a história de um bom homem que fica...
Filipe Azevedo
Não há palavras que cheguem para enaltecer a nobreza de alma do sr. António (Tony) Rebelo. Amigo da sua terra e dos abandonados da sorte, ele e sua esposa dedicaram as suas vidas a dar vida a muitas crianças e jovens. Não tiveram filhos biológicos, mas tiveram muitos, muitos a quem encaminharam na vida. Adoptaram alguns e apadrinharam muitos outros. Bem haja. Descanse em paz.
Artur José de Sousa Fernandes
Paz á sua alma, sentidos pêsames a toda a família.
Alberto Alves
Descanse em paz, Antoine Rebelo!
Sua obra abençoada de acolhimento a crianças e jovens permanece, perpetuando sua memória.
Edna Espirito Santo