Benlhevai, 14/04/2021
A pandemia continua a causar estragos por esse mundo fora. Na Europa a situação também está muito complicada. Portugal é uma exceção, estamos a controlar o vírus, embora com um ligeiro aumento depois do início do desconfinamento, a 5 de abril. Esta situação não nos pode deixar descansados, já que não podemos abrir as fronteiras. O que seria importante era mantermos em Portugal este número baixo de infetados e sermos acompanhados pelos nossos vizinhos – Espanha, França, Itália, Reino Unido, etc.
Vamos fazer a nossa parte e aguardar por melhores notícias dos outros países.
No distrito de Bragança também continuamos com números baixos, embora nestes últimos dias tenha havido um aumento do número de casos em Mirandela. Ao que se sabe, um funeral teria causado o início dum surto. Todos os cuidados são poucos!
Eis os dados atualizados dos vários concelhos do distrito de Bragança:
Mirandela – 20, Bragança – 5, Vinhais – 4, Macedo – 4, Vimioso – 2, Miranda – 1, Vila Flor – 1, Carrazeda – 0, Alfândega – 0, Mogadouro – 0, Freixo – 0, Moncorvo – 0.
No processo de desconfinamento, uma das atividades que já são permitidas são as feiras. A foto que acompanha esta notícia é duma feira de Vila Flor. Já tem uns bons anos.
É um enorme prazer ver estas fotografias antigas e tentar reconhecer o local tal como é agora. De todas as casas da foto, só já existem 2 ou 3 e reconstruídas, porque as restantes foram demolidas. Actualmente, esta praça e a rua estão completamente diferentes, para melhor.
Artur José de Sousa Fernandes
As noticias são as que todos desejamos, a vacina está a fazer o seu caminho, temos que ter mais alguma paciência. A fotografia é uma recordação, mas como tudo na vida as alterações são constantes, ali está bem presente o meio de transporte mais utilizado, o burro, que qualquer dia teremos que ir ver a um jardim zoológico.
vitor