Benlhevai, 16/02/2021
Desceu praticamente para metade o número de infetados no distrito de Bragança, durante o fim de semana. O concelho de Vila Flor acompanhou esta descida, passando de 91 para 45.
Ultimamente estávamos a dar notícias uma vez por semana, às sextas feiras, mas esta descida merece uma exceção. Estamos a sair da 3ª vaga, as coisas estão a melhorar a um ritmo muito bom. Oxalá assim continue.
Eis os dados atualizados do distrito de Bragança:
Desde o início da pandemia já morreram 133 pessoas. Já foram infetadas 10287 e recuperaram 9660; há atualmente 494 pessoas infetadas, assim distribuídas:
Mirandela – 155, Bragança – 130, Alfândega – 47, Vila Flor – 45, Miranda – 31, Carrazeda – 28, Vinhais – 13, Moncorvo – 12, Vimioso – 12, Macedo – 10, Freixo – 8, Mogadouro – 3.
Hoje acompanha esta notícia uma fotografia recente de Benlhevai. As urzes estão já a florir, as carquejas, estevas e o alecrim também não tardam. A primavera está a querer vir, mas ainda é cedo. Fevereiro quente, traz o diabo no ventre, o que quer dizer que precisávamos de mais umas geadas para pôr um travão nesta vontade que a natureza tem de se mostrar alegre, soalheira, florida. Tal como na pandemia, todos queremos passar depressa esta fase, mas já agora, um pouco de paciência. Queremos a primavera, queremos liberdade, mas que sejam reais, sem o perigo de novos retrocessos.
A pandemia está a dar sinais de abrandar na nossa terra e no país. Já há sinais de esperança e as vacinas já vão aparecendo. Oxalá este pesadelo termine bem depressa. O inverno está a correr bem no que respeita a geadas, frio e chuva. A natureza agradece, cumprindo bem o seu ciclo.
Artur José de Sousa Fernandes
As boas noticias são sempre agradáveis, mas temos que ter a consciência de que isto ainda não acabou e devemos manter os mesmos cuidados. São as verdadeiras representantes da vida selvagem de Benlhevai, e o local de onde foi tirada a fotografia é o adequado.
vitor