Benlhevai, 05/02/2021
Como escrevíamos na última notícia, o número de infetados iria estabilizar quando houvesse resultados da vacina. Felizmente isso já está a acontecer. Não é só a vacina, também o confinamento e fecho de escolas. Seja pelo que for, finalmente estamos a suspirar de alívio. A situação continua complicada, os números ainda são muito altos, mas já há uns dias que estabilizaram e começaram a baixar. Isso está a acontecer no país e também no nosso distrito.
Eis os dados atualizados do distrito de Bragança:
Desde o início da pandemia já morreram 132 pessoas. Já foram infetadas 9953 e recuperaram 8375; há atualmente 1446 pessoas infetadas, assim distribuídas:
Bragança – 383, Mirandela – 361, Alfândega – 149, Vila Flor – 127, Mogadouro - 115, Vinhais – 83, Macedo – 70, Miranda – 68, Carrazeda – 33, Moncorvo – 30, Freixo – 18, Vimioso – 9.
Hoje acompanha esta notícia uma fotografia duma amendoeira em flor. Ano após ano, é um dos sinais do renascimento da vida na natureza, após o inverno. Oxalá seja o prenúncio da vida após a covid.
Ainda bem que assim é, mas enquanto a vacina não chega vamos continuar com os cuidados recomendados. Torna-se repetitivo elogiar a natureza mas ela bem merece, que bom seria que tivéssemos por ela o mesmo respeito que ela tem por nós, pois apesar de a maltratarmos permanentemente ela resiste e repete continuamente as suas oferendas, beleza, ar purificado e fruto.
vitor
Quem não fica encantado com o espectáculo da natureza? Já começa a cheirar a primavera e as andorinhas não vão tardar a aparecer. É o ciclo da vida que se cumpre.
Artur José de Sousa Fernandes