Benlhevai, 22/01/2021
A situação da covid em Portugal não dá sinais de melhoras. Pelo contrário, prevê-se um agravamento para os próximos dias. Os hospitais começam a ficar sem vagas de internamento, há dificuldade em atender todos os doentes que aí chegam.
No primeiro confinamento portámo-nos muito bem, Portugal conseguiu controlar bem a situação. Neste segundo confinamento estamos a portar-nos mal, há muita gente a não cumprir as regras. O resultado é o que se vê e é muito mau.
Eis os dados atualizados do distrito de Bragança:
Desde o início da pandemia já morreram 126 pessoas. Já foram infetadas 8193 e recuperaram 6329; há atualmente 1741 pessoas infetadas, assim distribuídas:
Bragança – 483, Mirandela – 316, Mogadouro - 200, Miranda – 168, Macedo – 130, Alfândega – 127, Vinhais – 126, Vila Flor – 97, Moncorvo – 28, Freixo – 25, Vimioso – 23, Carrazeda – 18.
Hoje acompanha esta notícia uma fotografia duma gata a cumprir o confinamento. Tem várias casas para o fazer, ali na zona do Terreiro, mas resolveu fazê-lo neste balde. Ela lá saberá porquê…
É realmente lamentável a falta de civismo, mas temos que ter esperança e batalhar contra esta invisível ameaça, mais um esforço de todos que a vacina está prestes a chegar. A gata lá tem os seus motivos, mas realmente ali só cabe ela, penso que desconfia do civismo dos vizinhos.
vitor
A pandemia do covid está a ser uma tragédia em Portugal, sobretudo no número de mortos que está a causar. E a culpa não é dos governantes, é, sim, de todos nós, de cada um de nós, que não levamos a sério os conselhos e as regras que todos os dias ouvimos na televisão. O gato da fotografia é bem mais inteligente do que nós, isola-se.
Artur José de Sousa Fernandes