Benlhevai, 29/12/2020
Tem vindo a melhorar a situação no concelho de Vila Flor. Em Benlhevai, pelo contrário, vivemos dias de alguma apreensão; o vírus chegou cá e ainda anda a atormentar-nos.
Eis os dados atualizados do distrito de Bragança:
Desde o início da pandemia já morreram 77 pessoas; já foram infetadas 5163 e recuperaram 4351; há atualmente 708 pessoas infetadas, assim distribuídas:
Bragança – 301, Macedo – 181, Miranda – 55, Mirandela – 48, Alfândega – 33, Vimioso – 26, Mogadouro - 26, Vila Flor – 15, Vinhais – 10, Moncorvo – 8, Carrazeda - 4 e Freixo – 1.
Hoje acompanha esta notícia uma fotografia simbólica, o castanheiro da rodeira com um pimpão à frente, de máscara. Em ano de pandemia, ficará a máscara para a história.
Na nossa terra já há casos de covid e o pior é que não sabemos como nos defendermos dele. Não se sabe onde nem quando nos pode atacar, por mais cuidado que tenhamos, é invisível.
Artur José de Sousa Fernandes
As regras de respeito de uns pelos outros promovem-se com actos concretos, como seja o uso da mascara e o distanciamento social, se pensarmos que outros tem essa responsabilidade e não todos nós, torna-se efectivamente muito difícil. o castanheiro da rodeira é uma referência pela sua longevidade e imponência do seu tronco, oxalá seja preservado.
vitor