Benlhevai, 04/12/2020
Nestes últimos dias tem havido uma melhoria significativa, no distrito de Bragança e também no país em geral. No concelho de Vila Flor tem-se mantido o número de pessoas infetadas, estando atualmente em 7.
Como tem sido amplamente noticiado, a chegada da vacina está para breve, o que, aliado a esta melhoria, nos traz mais tranquilos. Já sabemos que vamos ter um Natal com menos restrições. Merecemos essa prenda.
Também já sabemos que a passagem de ano vai ser em casa, nada de ajuntamentos. A seguir está previsto o início da vacinação. Vão começar a ser vacinadas as pessoas que mais precisam, como é natural; os mais velhos com problemas de saúde, os profissionais da saúde e da segurança, e por aí adiante. Só depois se passará para a vacinação geral da população. Isto demorará todo o ano de 2021, mas deveremos ir sentindo uma melhoria gradual ao longo do ano. São previsões, mas é sobretudo a esperança de que tudo isto passe o mais depressa possível.
Temos, no entanto, que continuar a ter todos os cuidados e se não houver nada contra, brevemente teremos esta batalha ganha. Quando tudo tiver passado, poderemos então festejar à grande!
Eis os dados atualizados do distrito de Bragança:
Desde o início da pandemia já morreram 71 pessoas; já foram infetadas 3698 e recuperaram 2818; há atualmente 809 pessoas infetadas, assim distribuídas:
Bragança – 275, Mirandela – 123, Macedo – 105, Miranda – 82, Moncorvo – 58, Freixo – 45, Alfândega – 40, Vimioso – 30, Mogadouro - 23, Vinhais – 19, Vila Flor 7, Carrazeda – 2.
Hoje acompanha esta notícia uma fotografia do nascer do sol. Chega-nos dos lados de Alfândega, a romper sobre o nevoeiro da Vilariça. É um novo dia que aí vem, a esperança a despontar.
Um abraço para todos!
O caminho ainda se prevê longo, mas existe efectivamente uma esperança com a chegada da vacina, vamos continuar com os mesmos cuidados continuamente reiterados.
A fotografia é como todas as publicadas, uma saudade.
vitor
A vacina está a chegar, felizmente.É já uma esperança de que as coisas comecem a melhorar, mas os cuidados têm que continuar. O sucesso depende muito de cada um de nós. Quanto à fotografia, basta que seja da nossa terra para ser bonita.
Artur José de Sousa Fernandes