Noticias          Voltar

Covid-19  2020-11-23

Benlhevai, 23/11/2020

Mantém-se a tendência de subida de casos ativos no distrito de Bragança, em paralelo com o que está a acontecer no resto do país.

No concelho de Vila Flor continua a descida, tendo passado para 6 o número de casos ativos.

Ouve-se cada vez mais falar na chegada para breve da vacina. Já há vários laboratórios com vacinas prontas a ser utilizadas e a União Europeia tem já acordos com alguns desses laboratórios para a sua compra. O processo de vacinação vai durar alguns meses, começando a ser vacinadas as pessoas que mais precisam. É isso que nos garantem e esperamos que assim seja.

Eis os dados atualizados do distrito de Bragança:

Desde o início da pandemia já morreram 68 pessoas; já foram infetadas 3110 e recuperaram 1933; há atualmente 1104 pessoas infetadas, assim distribuídas:

Bragança – 420, Mirandela – 163, Macedo – 134, Freixo – 128, Miranda – 64, Moncorvo – 57, Mogadouro - 51, Alfândega – 41, Vinhais – 20, Vimioso – 17, Vila Flor 6, Carrazeda – 3.

Hoje acompanha esta notícia uma fotografia da época – azeitona e nevoeiro. Este ano a azeitona está bem criada e em Benlhevai já se anda a apanhar há alguns dias. Antigamente só se começava a apanhar a partir de 8 de dezembro, mas porque o clima está a mudar, o calor a aumentar e a paciência das pessoas a diminuir, começa-se muito mais cedo.

Um abraço para todos!



Comentários


Manhã de nevoeiro, tarde de soalheiro. É o que diz o ditado e é o que tem sido na nossa terra. De manhã está fresco, mas a partir do meio da manhã vem o sol e bem quentinho. As pessoas da cidade dizem que assim é o bom tempo. Eu digo que assim é mau tempo, porque nesta época do ano devia chover muito e fazer frio. Os ribeiros não correm, as terras estão secas, já não há nascentes no campo como havia antigamente e as árvores vão morrendo aos poucos. É pena!

Artur José de Sousa Fernandes  


Está a ser uma descida acentuada e ainda bem, oxalá assim continue. Nada exemplifica melhor o "tempo" da azeitona, que um dia de nevoeiro.

vitor