Benlhevai, 24/10/2020
Atualizamos as notícias sobre a pandemia. A situação em Vila Flor continua complicada, o número de infetados subiu para 30.
Eis os dados do distrito de Bragança, atualizados ontem:
Desde o início da pandemia já morreram 47 pessoas (já tinha sido dada a notícia de 51, mas agora é referido que são 47 mortes confirmadas); já foram infetadas 1362 e recuperaram 741; há atualmente 574 pessoas infetadas, assim distribuídas:
Bragança – 361, Mogadouro - 58, Macedo – 56, Mirandela – 30, Vila Flor 30, Alfândega – 24, Vinhais – 6, Moncorvo – 6, Miranda – 2, Freixo – 1, Carrazeda – 0, Vimioso – 0.
Em Portugal vai ser condicionada a circulação entre concelhos, de 30 de outubro a 3 de novembro. Nesse fim de semana é o dia de Todos-os-Santos, por tradição o dia de visitar nos cemitérios os nossos familiares e amigos que já partiram. Tenta-se com esta medida evitar o contacto entre pessoas. É uma medida dura em termos sentimentais, mas necessária. Os hospitais estão cada vez mais cheios e corre-se o risco de não haver lugar para todos os doentes, o que seria dramático. Temos que ter o máximo cuidado!
Hoje acompanha esta notícia uma fotografia dum cogumelo desta época e muito procurado e apreciado em Benlhevai, as línguas de vaca, que nascem nos castanheiros. Estas da foto ainda estão fresquinhas, foram apanhadas ontem, estavam as três num castanheiro.
Um abraço para todos!
A situação é complicada, o que podemos fazer para minimizar os efeitos será a questão e a resposta é sempre a mesma cumprir as normas do distanciamento social usar mascara lavar as mãos. A fotografia é bem o exemplo da natureza apesar de agredido continuamente continua a oferecer-nos o que tem de melhor.
vitor
A situação da pandemia na nossa terra não está nada bem. As pessoas, em geral, não estão a levar isto a sério. O pior é que põem em risco os seus familiares, amigos e todos os outros.
Artur José de Sousa Fernandes